• Analisar a evolução da FP em Portugal nas últimas décadas.• Enquadrar a FP a nível económico e estabelecer uma relação com o Mercado de Emprego.• Observar a oferta formativa nacional e perceber a sua contextualização.• Definir conceitos.• Conhecer e compreender a legislação geral que regula a FP.• Compreender a organização do processo de candidatura à certificação, pela DGERT, de entidades formadoras.• Elaborar o Plano de Atividade Formativa, o MQAF e o Balanço de Atividades da entidade formadora.• Conhecer a legislação aplicável e regulamentação específica relacionada com os processos de candidaturas a projetos de formação (Portugal 2020, IEFP e outros).• Identificar os principais organismos certificadores de cursos de Formação Profissional e respetivas formações homologadas.• Compreender e conceber o processo de candidaturas a projetos de formação (Portugal 2020, IEFP).• Conhecer as fases do ciclo formativo. • Aplicar as principais técnicas e ferramentas para o Diagnóstico de Necessidades de Formação.• Aplicar métodos e instrumentos de planeamento, conceção, organização, desenvolvimento e avaliação da formação.• Estruturar um Dossier Técnico-Pedagógico.• Estruturar o orçamento da formação e determinar o custo de uma ação de formação.• Conhecer e aplicar as funcionalidades das plataformas digitais (SIGO e Balcão 2020) de apoio à gestão da formação profissional.