No final do curso os formandos estarão aptos a: •Colaborar na definição da política geral da empresa relativa à prevenção de ricos e planear e implementar o correspondente sistema de gestão; • Desenvolver processos de avaliação de riscos profissionais; • Conceber, programar e desenvolver medidas de prevenção e de proteção; • Coordenar tecnicamente as atividades de segurança e higiene no trabalho, assegurando o enquadramento e a orientação técnica dos profissionais da área da segurança e higiene no trabalho; • Gerir o processo de utilização de recursos externos nas atividades de prevenção e de proteção; • Assegurar a organização da documentação necessária à gestão da prevenção na empresa; • Promover a informação e a formação dos trabalhadores e demais intervenientes nos locais de trabalho; • Promover a integração da prevenção nos sistemas de comunicação da empresa, preparando e disponibilizando a necessária informação específica; • Dinamizar processos de consulta e de participação dos trabalhadores; • Realização de Avaliação de Riscos nas empresas; • Desenvolver as relações da empresa com os organismos da rede de prevenção; • Elaborar Planos de Emergência; • Conceber Planos de Segurança e Saúde na Construção Civil (PSS); • Elaborar Manual de Higiene e Segurança da Empresa.