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  • Duração25.0 horas
Condições de Inscrição

Ativos empregados e/ou desempregados com idade igual ou superior a 18 anos, e escolaridade igual ou superior ao 9º ano.
EXCETO residentes nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo e na Região do Algarve.

Observações

A AEVC reserva-se o direito de não iniciar as formações nas datas previstas, caso não exista um mínimo de 15 formandos por turma.

Atribuição de subsídio de alimentação no valor de 6€/dia, apenas nas sessões de formação com a duração mínima de 3 horas, mediante assiduidade do/a formando/a, sempre que a mesma decorra fora do horário de trabalho e, mediante apresentação de declaração comprovativa do mesmo.

Objectivos

Colaborar na integração de diferentes grupos étnicos e culturais, nomeadamente, comunidades migrantes, comunidades ciganas, entre outras, identificando os pressupostos da ética e deontologia profissionais, reconhecendo os princípios éticos e deontológicos da atividade profissional do/a mediador/a intercultural e reconhecendo as orientações do código de ética do/a mediador/a intercultural e respetivas regras de conduta profissional.

Objectivos Específicos

Identificar os pressupostos da ética e deontologia profissionais.
Reconhecer os princípios éticos e deontológicos da atividade profissional do/a mediador/a intercultural.
Reconhecer as orientações do código de ética do/a mediador/a intercultural e respetivas regras de conduta profissional.

Conteúdos Programáticos

Pressupostos básicos
Ética e deontologia – conceitos e fundamentos
Ética e valores humanos essenciais
Escalas de valores e conflito de valores
Tradições culturais vs. Direitos humanos e democracia
Consciência moral – origem e fatores de desenvolvimento
Princípios e exigências éticas
Justiça e imparcialidade
Igualdade
Colaboração e boa fé
Lealdade e integridade
Competência e responsabilidade
Confidencialidade
Disponibilidade e proatividade
Informação/comunicação
Qualidade
Solidariedade social
Objetividade
Cooperação
Assiduidade e pontualidade
Respeito e confiança
Ética e deontologia aplicada à organização
Aptidões e competências
Participação nos objetivos da organização
Promoção do desenvolvimento da imagem da organização
Valorização pessoal e profissional dos colegas
Consideração por sugestões, problemas e necessidades dos outros
Sigilo profissional
Deveres do/a mediador/a intercultural
Respeito pelos direitos humanos e dignidade de todas as pessoas atuando com honestidade e integridade no desempenho das suas funções
Garantia de igualdade no acesso aos direitos, respeitando os pressupostos legais e os procedimentos administrativos
Responsabilização pela ajuda/apoio aos/às interessados/as na procura de soluções mutuamente satisfatórias e no seu melhor interesse
Proatividade, capacidade de reação e desenvolvimento de ações preventivas fundamentadas
Sigilo e confidencialidade sobre a informação obtida durante a sua atividade profissional
Isenção e objetividade no uso das suas atribuições e poderes em razão de qualquer tipo de fator ou condição
Respeito pelas tradições e cultura das comunidades com que intervém, desde que estas sejam compatíveis com os princípios essenciais dos direitos humanos e da democracia
Equidade no tratamento de todos os membros das comunidades com que intervém, tornando públicas quaisquer situações de conflito de interesses
Distinção clara entre a atividade profissional e a atividade privada
Colaboração com todos os profissionais que intervêm com a população-alvo