Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral

Edições do curso

Início
01/07/2025
Duração
25 horas
Tipo de Horário
Pós-Laboral
Local de Formação
Online
Vagas
24 Vagas
Tipo de Formação
Formação e-learning
  • Duração25.0 horas
Condições de Inscrição

Maiores de 18 anos; Ativos empregados por conta d´outrém; Escolaridade igual ou superior ao 9º ano de escolaridade.

NOTA: Por limitações impostas pelo Programa de Financiamento, não se podem inscrever pessoas desempregadas, pessoas em estágio profissional, trabalhadores independentes, empresários em nome individual ou empregadas na administração pública - incluindo administração local e E.P.E.s.

Observações

A AEVC reserva-se o direito de não iniciar as formações nas datas previstas, caso não exista um mínimo de 15 formandos por turma.
Atribuição de subsídio de alimentação no valor de 6€/dia, apenas nas sessões de formação com a duração mínima de 3 horas, mediante assiduidade do/a formando/a, sempre que a mesma decorra fora do horário de trabalho e, mediante apresentação de declaração comprovativa do mesmo.

Objectivos

Ensinar a criar uma loja online do zero com Shopify, configurar design, métodos de pagamento e envio, gerir inventário, pedidos e clientes, aplicar estratégias de marketing digital para atrair clientes e aumentar vendas, integrar ferramentas e automações para otimizar e potenciar o negócio.

Objectivos Específicos

• Identificar as principais vantagens da plataforma
• Reconhecer o ecossistema Shopify
• Implementar a configuração inicial de uma loja online
• Definir a estratégia da loja para público e mercados
• Preparar os recursos base antes de lançar a loja
• Configurar e personalizar a estrutura visual da loja Shopify
• Criar páginas essenciais
• Gerir eficazmente o catálogo de produtos,
• processar de encomendas
• utilizar as ferramentas da Shopify para manter a loja organizada, funcional e orientada para a fidelização.
• Configurar métodos de pagamento,
• Aplicar boas práticas de SEO
• Iniciar estratégias de marketing digital
• Preparar a loja para o lançamento oficial
• aplicar estratégias de análise e otimização
• instalar aplicações
• interpretar os relatórios da shopify

Conteúdos Programáticos

• Visão geral da plataforma Shopify e comparação com outras soluções (WooCommerce, Wix, etc.)
• Criação de conta e escolha do plano
• Exploração inicial do Dashboard e definições principais
• Escolha de mercados geográficos (Portugal, Europa, EUA, etc.)
• Planeamento do catálogo de produtos e variantes
• Planeamento logístico: envio, pagamentos e impostos
• Escolha e personalização de temas
• Configuração da navegação (menus, coleções, filtros)
• Criação de páginas institucionais (Sobre, Contactos, Políticas)
• Exploração do Dashboard de edição
• Branding visual: logótipo, cores, tipografia
• Criação e organização de produtos (manualmente e via importação)
• Gestão de inventário e variants
• Processamento e acompanhamento de encomendas
• Regras de envio e devoluções
• Gestão da base de clientes: perfis, segmentação, comunicação
• Fidelização básica: histórico de compra, automatizações simples
• Configuração de métodos de pagamento
• SEO on-page: títulos, descrições, URLs, imagens
• Criação de cupões e campanhas promocionais
• Email marketing: boas práticas e automação básica
• Utilização do blog para atrair tráfego orgânico
• Checklist de pré-lançamento
• Testes ao processo de compra
• Técnicas de upsell, cross-sell e retargeting
• Instalação de aplicações
• Análise de métricas e relatórios da Shopify