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Edições do curso

Início
01/09/2025
Duração
50 horas
Tipo de Horário
Laboral
Local de Formação
Online
Vagas
0 Vagas
Tipo de Formação
Formação e-learning
  • Duração50.0 horas
Condições de Inscrição

Ativos empregados e/ou desempregados com idade igual ou superior a 18 anos, e escolaridade igual ou superior ao 9º ano.
EXCETO residentes nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo e na Região do Algarve.

Observações

A AEVC reserva-se o direito de não iniciar as formações nas datas previstas, caso não exista um mínimo de 15 formandos por turma.

Atribuição de subsídio de alimentação no valor de 6€/dia, apenas nas sessões de formação com a duração mínima de 3 horas, mediante assiduidade do/a formando/a, sempre que a mesma decorra fora do horário de trabalho e, mediante apresentação de declaração comprovativa do mesmo.

Objectivos

Colaborar na integração de diferentes grupos étnicos e culturais, nomeadamente, comunidades migrantes, comunidades ciganas, entre outras, intervindo no planeamento, organização, implementação e avaliação de projetos e/ou atividades de mediação intercultural, estabelecendo processos integrados de comunicação, facilitação, mediação e negociação entre as partes envolvidas no quadro de uma cidadania ativa e inclusiva, prevenindo situações de vulnerabilidade, tensão, risco e/ou conflito.

Objectivos Específicos

Distinguir tipos de conflitos.
Reconhecer a importância dos princípios subjacentes ao processo de mediação intercultural.
Identificar as diferentes fases e etapas do processo de mediação intercultural.
Construir o guião de análise de conflitos em contexto de mediação intercultural.
Aplicar técnicas de mediação de conflitos.

Metodologia

Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Conteúdos Programáticos

Tipos de conflitos
Entre pessoas
Entre grupos
Entre comunidades
Entre instituições
Princípios da mediação intercultural
Neutralidade/Imparcialidade
Voluntariedade
Confiança
Todos/as ganham
Ajudar as partes
Legitimidade
Coprotagonismo das partes
Etapas do processo de mediação intercultural
Pré-mediação
Mediação
Aplicação do guião de análise do conflito
Pessoas - Identificar protagonistas (quem são os/as implicados/as diretamente no conflito), identificar sentimentos e emoções (como se sente cada pessoa envolvida) e a relação (qual a relação entre os protagonistas)
Problemas - Identificar os assuntos (quais os problemas em questão), posições (que posturas adotaram as partes), interesses (qual o interesse de cada um) e necessidades (qual a finalidade)
Processo - dinâmica do conflito, poder, solução colaborativa (qual o interesse das partes em encontrar uma solução)
Técnicas de mediação de conflitos