Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
  • Duração1300.0 horas
Condições de Inscrição

– Desempregados;
– Habilitações: 12º ano;
– Idade igual ou superior a 18 anos.

Observações

Inscrições abertas

Os formandos/as têm direito a bolsa de formação, subsídio de alimentação e subsídio de transporte (este último se aplicável).

Objectivos

Vender produtos e/ou serviços em estabelecimentos comerciais, tendo em vista a satisfação dos clientes.

Objectivos Específicos

Aplicar as técnicas de organização do trabalho no desenvolvimento da atividade comercial.
Identificar as características, finalidades, modos de utilização, específicações e critérios de classificação dos produtos e/ou serviços do ramo em que atua.
Identificar o tipo de cliente e de mercado em que a empresa atua, através de observação direta ou por consulta a várias fontes.
Utilizar técnicas de recolha de informação sobre a concorrência e sua atuação tendo em vista a análise de mercado.
Interpretar listagens de produtos e/ou serviços, os respetivos preçários e outra documentação respeitante à atividade comercial.
Utilizar as técnicas de venda no atendimento de clientes.
Utilizar as técnicas do serviço pós-venda, nomeadamente as relativas a troca de produtos e a reembolsos.
Aplicar as operações de cálculo comercial no processamento da venda de produtos e/ou serviços.
Aplicar as técnicas de merchandising na organização e animação do ponto de venda.
Identificar os documentos comerciais e utilizar os relativos ao processo de venda.
Utilizar os equipamentos informáticos e as aplicações específicas da área comercial nomeadamente os de leitura ótica.
Utilizar os procedimentos relativos às operações de caixa.
Aplicar as técnicas de controlo de stocks, inventariação e registo de produtos.
Aplicar as competências linguísticas na comunicação em língua portuguesa.
Aplicar as competências linguísticas na comunicação em língua inglesa e francesa ou outra língua estrangeira adequadas à atividade comercial.
Utilizar as técnicas de argumentação no atendimento de clientes.
Aplicar as normas de segurança, higiene e saúde da atividade comercial e as respeitantes aos produtos comercializados.

Conteúdos Programáticos

Conhecimentos de língua portuguesa.
Conhecimentos de língua inglesa adequados à atividade comercial.
Noções de língua francesa ou outra língua estrangeira adequadas à atividade comercial.
Conhecimentos sobre o setor do comércio.
Conhecimentos sobre a atividade e funcionamento comercial das empresas.
Conhecimentos de organização do trabalho, nomeadamente organização e comunicação na empresa e planificação, adaptação e controlo do trabalho.
Noções de análise de mercado.
Conhecimentos de merchandising.
Conhecimentos de logística, nomeadamente de gestão de stocks e aprovisionamento.
Conhecimentos de comunicação, promoção e animação do ponto de venda.
Conhecimentos de atendimento e venda.
Conhecimentos de segurança, higiene e saúde aplicados à atividade profissional.
Noções de legislação comercial.
Noções de legislação laboral.
Conhecimentos de documentação comercial e preenchimento da documentação relativa ao processo de venda.
Conhecimentos de informática enquanto utilizador, nomeadamente, de equipamentos e aplicações informáticas específicas da área comercial e de leitura ótica.
Conhecimentos de operações de caixa.
Conhecimentos de cálculo comercial.
Conhecimentos sobre técnicas de argumentação.
Noções de relacionamento interpessoal nomeadamente as que visam ultrapassar as situações de conflito.
Conhecimentos sobre os produtos, suas características, finalidades, modos de utilização, especificações e critérios de classificação.
Conhecimentos sobre manuseamento, armazenamento e conservação de produtos.